terça-feira, 17 de dezembro de 2019

Como fazer pré-projeto de Mestrado

Por meio do Guia Prático para elaboração de pré-projeto de mestrado, você aprenderá como redigir pré-projeto para ser aprovado em Processo seletivo de Mestrado de universidades federais ou particulares brasileiras. O material trata desde a escolha do tema ao recorte/afunilamento deste. Cada uma das seções do material diz respeito a uma etapa de desenvolvimento de pré-projeto. Também são utilizados exemplos para explicar como recortar o tema e como desenvolver o problema de pesquisa.

Pré-projeto de mestrado

Diferencial

O material é específico para quem pretende ser aprovado em processo seletivo de mestrado. Além desse material, também, desenvolvi um audiocurso para auxiliar futuros mestrandos que querem uma vaga em curso de mestrado de universidades federais brasileiras (Audiocurso em MP3: como passar em processo seletivo de mestrado).

Caso queira adquirir os dois materiais, informe o código de promoção ODNARTSEM ao meu e-mail e você receberá um desconto de 30%.

Obs: presto consultoria, há mais de cinco anos, para auxiliar estudantes a serem aprovados em processo seletivo de mestrado de instituições de todo o território brasileiro.

Quanto custa?

O custo é simbólico: 50,00 reais apenas. O material contém 45 páginas e está segmentado em 7 seções. Veja a lista de títulos e subtítulos do material ao final deste post.

Como adquirir/comprar o material

Efetue o pagamento por meio do Pagseguro (tenho 100% de minhas negociações qualificadas positivamente por meio do site) e receba o e-book em seu e-mail após o pagamento. Você, também, pode solicitar a compra diretamente ao meu e-mail: servicos@criteriorevisao.com.br ou andersonhander@gmail.com (e pode efetuar o pagamento por meio de boleto bancário).

Por que adquirir este material?

Você me ajudará a manter o meu site e me motivará a continuar produzindo materiais de qualidade. Eu trabalho remotamente há vários anos como Revisor de Textos e produzo bastante material para ajudar as pessoas pela internet (a grande maioria material gratuito). Eu tenho mais de 300 artigos escritos por mim em meu próprio site e mais de 100 vídeos em meu canal do Youtube.

Conheça as seções do e-book

1. GUIA PRÁTICO PARA DESENVOLVIMENTO DE PRÉ-PROJETO DE MESTRADO 1.1 IMPLICAÇÕES DO EDITAL PARA O DESENVOLVIMENTO DE PRÉ-PROJETO DE MESTRADO. 1.2 PRÉ-PROJETO, ANTEPROJETO, PROJETO E DISSERTAÇÃO DE MESTRADO 2. ESCOLHA DO TEMA E RECORTE TEMÁTICO. 2.1 A ESCOLHA DO TEMA 2.3 O RECORTE TEMÁTICO 2.4 COMO PENSAR O TEMA E RECORTE TEMÁTICO PARA PESQUISA? 2.5 COMO RECORTAR O TEMA DA PESQUISA E DEIXÁ-LA MAIS CIENTÍFICA? 3. PROBLEMA DE PESQUISA 3.1 COMO PENSAR O PROBLEMA DE PEQUISA COM BASE NO RECORTE TEMÁTICO? 4. DESENVOLVIMENTO DO PRÉ-PROJETO 4.1 INTRODUÇÃO 4.1.1 O que NÃO redigir na introdução 4.2 JUSTIFICATIVA 4.3 REFERENCIAL TEÓRICO 4.3.1 Como escolher os autores e fontes para o desenvolvimento do texto do pré-projeto? 4.3.2 Qual parâmetro utilizar para selecionar um autor? 4.4 METODOLOGIA 4.4.1 ABORDAGEM QUALITATIVA VERSUS QUANTITATIVA 4.4.2 COLETA DE DADOS 4.5 CRONOGRAMA 4.6. REFERÊNCIAS 5. LINGUAGEM DE PRÉ-PROJETO DE PESQUISA E ASPECTOS GRAMATICAIS 6. FORMATAÇÃO DO TEXTO DE PRÉ-PROJETO DE MESTRADO 7. CONCLUSÕES REFERÊNCIAS

Como ser aprovado no Mestrado

Leia o meu post sobre como Passar em Processo seletivo de Mestrado. Clique neste link. 

Curso: Como Passar no Mestrado

Meus(minhas) queridos(as) seguidores(as), finalmente, com muito carinho e dedicação, eu desenvolvi esse curso (Como passar no Mestrado) que vocês tanto solicitaram. O curso busca responder aos vários questionamentos, que tenho recebido por e-mail ao longo dos últimos quatro anos, de candidatos a uma vaga de mestrado em universidades federais brasileiras: USP, UNB, UFMG, UFRJ, UNICAMP, UFMT, UEG, UEL... Também compartilho muito do meu conhecimento como acadêmico e como aspirante a uma vaga de mestrado, em relação ao período de um ano em que me preparei para ser aprovado no processo seletivo de mestrado da UnB (Universidade de Brasília). Como vocês sabem, eu fui reprovado na primeira tentativa, mas não me faltou determinação para driblar todos os desafios e percorrer o meu sonho, mesmo trabalhando e atuando como Revisor de Texto, consegui ser aprovado em sétimo lugar no mestrado do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UnB, área de concentração: texto, discurso e sociedade.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Custo do investimento: 120,00 reais

Você pode parcelar o curso em até 18 vezes.

ATENÇÃO: o curso será enviado para o seu e-mail (o arquivo contém 274 MB) durante o horário comercial, após confirmação de pagamento.

* LEIA A DESCRIÇÃO DO CURSO, A SEGUIR, ANTES DE COMPRÁ-LO.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
0
Em relação à trajetória individual de meus(minhas) seguidores(as), prestei consultoria para pessoas que tinham dificuldade em se organizar, dificuldade em desenvolver o pré-projeto, falta de motivação... pessoas apreensivas em relação à idade delas, conversei com senhoras de mais de 60 anos que pretendiam pleitear uma vaga em um Programa de Pós-graduação de instituição federal, enfim, os mais diversos perfis. Com base nesses perfis, eu decidi fazer este curso em formato MP3, para que você, especialmente você que não tem muito tempo, possa refletir sobre cada uma das etapas, desde a leitura do edital até o dia da entrevista. O curso está dividido em várias seções e, acredito, será um ótimo investimento tanto para o processo seletivo em si quanto para a sua vida acadêmica.
O curso é destinado àqueles que desejam ser aprovados em processo seletivo de mestrado (especialmente de universidade federal brasileira). Está segmentado em 15 seções em que exponho a minha experiência nesse processo, bem como respondo aos questionamentos de todos os meus leitores que, durante três anos, têm enviado vários questionamentos em meus sites relativos ao processo seletivo de mestrado.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O CURSO ESTÁ SEGMENTADO NAS SEGUINTES SEÇÕES:

1. Edital. 2. Bagagem acadêmica. 3. O que dizer para a banca examinadora? 4. O perfil do cientista. 5. Dicas de estudo e organização do cronograma de seu pré-projeto. 6. Prova discursiva. 7. Prova de Língua Estrangeira. 8. Metodologia: algumas reflexões. 9. Quem passa? 10. E se eu for aprovado? 11. Motivação. 12. Como elaborar pré-projeto 1 (dicas)? 13. Como elaborar pré-projeto 2 (dicas)? 14. Como elaborar pré-projeto 3 (dicas)? 15. Reflexões finais.
Alguns questionamentos que busco responder nos áudios: Por que fazer mestrado? Estou preparado para entrar no mestrado? Será possível conciliar trabalho e estudo? Quais desafios encontrarei durante o mestrado? O mestrado poderá mudar a minha vida?  Como interpretar o edital e como orientar-me em relação ao meu recorte temático com base no edital?  Como poderia ser um bom currículo? Como eu ainda posso melhorar o meu currículo? Como me apropriar de minhas experiências acadêmicas para convencer a banca sobre a minha capacidade no dia da entrevista? O que devo dizer (e não dizer) para a banca examinadora? Como devo estudar? Como gerir o meu tempo para me dedicar ao mestrado? Como me organizar para estudar? Como desenvolver o cronograma de meu pré-projeto (se o edital solicitar)? Qual será a abordagem de minha pesquisa? Que tipo de pesquisa desenvolverei? A minha pesquisa está articulada à linha de pesquisa à qual pretendo aplicar? O que é o pré-projeto? Quais as características desse gênero textual?
Obs: curso em formato MP3, cada áudio tem duração de 10 a 22 minutos.

quinta-feira, 11 de julho de 2019

Resumo de Trabalhos acadêmicos

O resumo deve ser estruturado, redigido em um único parágrafo, porém ressaltando o objetivo, o método, os resultados e as conclusões. 

Deve ser precedido da referência do documento, ser composto de uma sequência de frases concisas, afirmativas e não de enumeração de tópicos (ABNT, 2003a). A primeira frase deve ser significativa, explicando o tema principal do documento. A seguir, deve-se indicar a informação sobre a categoria do tratamento (estudo de caso, etc.). 

O verbo deverá estar na voz ativa e na terceira pessoa do singular (ABNT, 2003a). As palavras-chave devem figurar logo abaixo do resumo, antecedidas da expressão palavras-chave separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto (ABNT, 2003a). Elas devem ser retiradas, preferencialmente, do Descritor em Ciências da Saúde – DeCS (http//:decs.bvs.br). Evitar o uso de símbolos, contrações, fórmulas, equações, diagramas, etc. desde que não sejam absolutamente necessários (ABNT, 2003a). 

O resumo deve conter de 150 a 500 palavras para os trabalhos acadêmicos (teses, dissertações e outros) e relatórios técnico-científicos (ABNT, 2003a), excluindo a referências e as palavras-chave. O resumo é um título sem indicativo numérico, ou seja, não possui identificação numérica como as outras seções, portanto, o título deve estar centralizado e negritado no texto.



quinta-feira, 23 de maio de 2019

Palavras de transição

Palavras responsáveis pela coesão do texto por estabelecem a inter-relação entre os enunciados (orações, frases, parágrafos), são preposições, conjunções alguns advérbios e locuções adverbiais. Inicialmente (começo introdução) desde já (começo introdução) a principio, a priori (começo), em primeiro lugar (começo)além disso (continuação), do mesmo modo (continuação), acresce que (continuação), ainda por cima (continuação), bem como (continuação), outrossim (continuação), enfim (conclusão), dessa forma (conclusão), em suma (conclusão), nesse sentido (conclusão), portanto (conclusão), afinal (conclusão),logo após (tempo), ocasionalmente (tempo), posteriormente (tempo)atualmente (tempo), enquanto isso (tempo), imediatamente (tempo), não raro (tempo), concomitantemente (tempo), igualmente (semelhança, conformidade), segundo (semelhança, conformidade), conforme (semelhança conformidade) assim também (semelhança, conformidade), de acordo com (semelhança, conformidade), daí (causa e consequência), por isso (causa e consequência), de fato (causa e consequência), em virtude de (causa e consequência), assim (causa é consequência) naturalmente (causa e consequência),  então (exemplificação esclarecimento), por exemplo (exemplificação, esclarecimento) isto é (exemplificação esclarecimento), a saber (exemplificação, esclarecimento), em outras palavras (exemplificação esclarecimento), ou seja (exemplificação esclarecimento) quer dizer (exemplificação esclarecimento) rigorosamente falando (exemplificação, esclarecimento).

quarta-feira, 13 de março de 2019

O que esperar de um Revisor de Textos



O que esperar de um Revisor de Textos

1. Que ele verifique e resolva, adequadamente, problemas de ortografia e gramática de textos. Espere que o Revisor adéque o seu texto ao Novo Acordo Ortográfico, bem como verifique (e altere, sem que o sentido de seu texto seja comprometido) questões gramaticais relativas à pontuação, uso de crase, regência verbal, regência nominal, concordância verbal, concordância nominal, conjugação verbal, colocação pronominal.  

2. O que foi acordado antes da contratação do serviço
O Revisor se propõe a fazer o que é acordado antes da prestação de serviço (você pode solicitar um contrato de prestação de serviço, antes de contratar o serviço, ou ler a descrição do serviço do Revisor, no site/blog deste. Existem vários tipos de revisores, e eles oferecem serviços diferenciados).

3. Reescrita ou indicação de períodos mal elaborados
O Revisor, minimamente, deve apontar problemas que estejam além de questões ortográficas e gramaticais, no texto do cliente (por uma questão ética, acredito). Mesmo que não tenha sido o caso do serviço acordado, se houver algum período incompleto no texto ou com o sentido bastante comprometido (e o Revisor identificar esses problemas), por que não deixar uma mensagem para o cliente, ao menos para que este resolva o problema?

Em casos de serviço mais simples (Revisão Ortográfica e Gramatical), alguns revisores não reformulam períodos mal elaborados ou com problemas de estilo, mas devem indicar esses problemas para o autor do texto. Às vezes, a linguagem de alguns textos é inadequada. Um texto acadêmico, por exemplo, pede linguagem acadêmica (mas esta varia de área para área). De qualquer maneira, posso dizer que textos acadêmicos são mais formais e exigem esta linguagem. Portanto, se o Revisor recebe um texto acadêmico, para Revisão, cuja linguagem esteja comprometida, e ele tenha acordado um serviço mais simples, deve, acredito, por uma questão ética, indicar esse problema ao autor. Especialmente se perceber que uma simples checagem ortográfica e gramatical não resolverá o problema do texto do cliente. Alguns revisores fazem uma avaliação prévia do texto para indicar o tipo de revisão adequada. O ideal é que os autores solicitem essa avaliação aos revisores.

4.    Que ele seja pontual e perfeccionista
Cumprir prazos é fundamental, especialmente para o caso de trabalhos acadêmicos, em que, geralmente, os pesquisadores estão correndo contra o tempo. De qualquer maneira, estipule cerca de um ou dois dias além do prazo de entrega do Revisor, caso haja algum imprevisto. Além disso, espere que o Revisor seja detalhista e perfeccionista, que se importe com os mínimos detalhes. Bons Revisores são aqueles que desconfiam, que não se satisfazem com pouco, que exigem demais, são pessoas perfeccionistas, que estão sempre em busca da perfeição, mesmo que ela não seja atingível.