quarta-feira, 13 de março de 2019

O que esperar de um Revisor de Textos



O que esperar de um Revisor de Textos

1. Que ele verifique e resolva, adequadamente, problemas de ortografia e gramática de textos. Espere que o Revisor adéque o seu texto ao Novo Acordo Ortográfico, bem como verifique (e altere, sem que o sentido de seu texto seja comprometido) questões gramaticais relativas à pontuação, uso de crase, regência verbal, regência nominal, concordância verbal, concordância nominal, conjugação verbal, colocação pronominal.  

2. O que foi acordado antes da contratação do serviço
O Revisor se propõe a fazer o que é acordado antes da prestação de serviço (você pode solicitar um contrato de prestação de serviço, antes de contratar o serviço, ou ler a descrição do serviço do Revisor, no site/blog deste. Existem vários tipos de revisores, e eles oferecem serviços diferenciados).

3. Reescrita ou indicação de períodos mal elaborados
O Revisor, minimamente, deve apontar problemas que estejam além de questões ortográficas e gramaticais, no texto do cliente (por uma questão ética, acredito). Mesmo que não tenha sido o caso do serviço acordado, se houver algum período incompleto no texto ou com o sentido bastante comprometido (e o Revisor identificar esses problemas), por que não deixar uma mensagem para o cliente, ao menos para que este resolva o problema?

Em casos de serviço mais simples (Revisão Ortográfica e Gramatical), alguns revisores não reformulam períodos mal elaborados ou com problemas de estilo, mas devem indicar esses problemas para o autor do texto. Às vezes, a linguagem de alguns textos é inadequada. Um texto acadêmico, por exemplo, pede linguagem acadêmica (mas esta varia de área para área). De qualquer maneira, posso dizer que textos acadêmicos são mais formais e exigem esta linguagem. Portanto, se o Revisor recebe um texto acadêmico, para Revisão, cuja linguagem esteja comprometida, e ele tenha acordado um serviço mais simples, deve, acredito, por uma questão ética, indicar esse problema ao autor. Especialmente se perceber que uma simples checagem ortográfica e gramatical não resolverá o problema do texto do cliente. Alguns revisores fazem uma avaliação prévia do texto para indicar o tipo de revisão adequada. O ideal é que os autores solicitem essa avaliação aos revisores.

4.    Que ele seja pontual e perfeccionista
Cumprir prazos é fundamental, especialmente para o caso de trabalhos acadêmicos, em que, geralmente, os pesquisadores estão correndo contra o tempo. De qualquer maneira, estipule cerca de um ou dois dias além do prazo de entrega do Revisor, caso haja algum imprevisto. Além disso, espere que o Revisor seja detalhista e perfeccionista, que se importe com os mínimos detalhes. Bons Revisores são aqueles que desconfiam, que não se satisfazem com pouco, que exigem demais, são pessoas perfeccionistas, que estão sempre em busca da perfeição, mesmo que ela não seja atingível.