quarta-feira, 10 de novembro de 2021

Formatação de acordo com APA

 


Trabalho há mais de dez anos revisando e conferindo normas de textos acadêmicos. A APA é um manual internacional que versa sobre como desenvolver pesquisa. Tem mais de 200 páginas, e uma pequena parte trata, especificamente, sobre formatação de textos acadêmicos.

Na verdade, as normas da APA referem-se a artigos científicos (para estudantes ou pesquisadores "profissionais". Mas a maioria delas é aplicada a outros gêneros como dissertações e teses (com algumas ressalvas que ela não propõe, e que devem ser feitas pelo pesquisador, adaptadas aos padrões culturais de texto de cada país, já que não há um padrão universal para redação e organização de textos acadêmicos em todo o mundo. Além disso, a APA não versa sobre tudo).

No Brasil, quando as universidades ou departamentos solicitam formatação conforme APA, eles se referem, geralmente, às referências. Alguns padrões da APA são alienígenas para o nosso padrão textual brasileiro. Por exemplo: para a APA, o espaçamento entre as linhas do texto é duplo, o alinhamento do texto é à esquerda. Os títulos, geralmente, não são enumerados. Essas indicações, geralmente, não são válidas para a nossa realidade.

Uma questão específica sobre APA, que deve ser considerada, refere-se à enumeração. A primeira página é contada, em algarismo arábico (1, 2, 3). A partir da segunda, as páginas são contadas em algarismos romanos (V, I, VII). E, no abstract, volta-se a contagem equivalente a algarismo arábicos.
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Solicite orçamento para a Revisão e Conferência de Normas conforme APA de seu trabalho: andersonhander.wordpress.com

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sábado, 4 de setembro de 2021

Períodos repetidos em Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado

 Utilizo uma ferramenta no Word, durante o processo de Revisão de Texto, que facilita bastante o serviço. Essa ferramenta pode ser utilizada tanto por revisores como por pesquisadores em relação ao processo de redação textual. 

 

Inconscientemente, quando escrevemos, deixamos algumas marcas de nossas falhas subjetivas no texto. Às vezes, em virtude de concentrarmos muito de nosso tempo à pesquisa, esquecemo-nos de alguns detalhes, o que é extremamente normal, e alguns recursos de editores de textos podem nos ajudar bastante.

 

Há uma ferramenta de busca no Word que permite localizar desde a ocorrência de uma ou várias palavras no texto e também a ocorrência de frases e parágrafos.

 

Nesse sentido, no processo de redação, pode ser que um trecho já tenha sido mencionado no texto pelo autor e que o Revisor (ou mesmo o autor), ao (re)ler o texto, tenha um dè já vu a respeito de determinado período ou que perceba o uso excessivo de determinado vocábulo. 

 

https://www.youtube.com/watch?v=yFXj7ouApxw&t=6s&ab_channel=EscrevereViver

 

 

A ferramenta de busca do Word permite, então, localizar essas ocorrências, para que o autor ou o Revisor faça os devidos ajustes no texto.

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Seguem os meus contatos para quem busca serviço de Revisão (trabalho há mais de dez anos na área, e sou especialista em Textos Acadêmicos):


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Aguardo o seu contato.


segunda-feira, 12 de julho de 2021

Títulos de dissertações e teses

 

Títulos de dissertações e teses

Títulos de dissertações e teses
Não há uma “fórmula mágica” para desenvolver títulos de textos acadêmicos. Alguns autores trazem, no título, um recorte mais geral da pesquisa, outros são mais detalhistas; especificam data, região, metodologia e, inclusive, algum referencial teórico. Na verdade, essas escolhas dependerão da intenção do pesquisador, bem como da ontologia e da epistemologia do estudo.
Vale ressaltar que o título constitui uma pequena chamada para uma pesquisa. Portanto, ele deve trazer os vocábulos-chave que se alinham ao escopo da pesquisa. Devem estar alinhados, também, às palavras-chave dos resumos.
É fundamental que o título se articule aos objetivos, ao problema ou hipótese, metodologia e referencial teórico. Dependendo da área cientifica, é possível trazer, no título, jogo de palavras enfatizando conceitos ligados ao próprio campo de investigação. Se isso é feito no título principal, é possível, também, seguir a mesma orientação para outros títulos e subtítulos ao longo do texto.
Em meu canal no Youtube (Escrever e Viver), eu desconstruo alguns títulos de dissertações e teses, de grandes universidades federais brasileiras. Além disso, trago algumas reflexões para que estes sejam melhor pensado ou estruturado:

Perguntas e respostas
Metáforas podem ser usadas em títulos?
Em áreas como literatura, o uso de metáforas é mais “possível”. Em outras áreas como Direito, Sociologia, Engenharia, evite esse usos. Inclusive, no corpo do texto, ele, também, deve ser evitado, pois é escolha linguística não condizente com a ciência, tende a simulacros. Nesse sentido, em textos acadêmicos, seja mais direto. Refira-se, especificamente, ao que você quer dizer.
O texto acadêmico é mais “rígido” e objetivo? Não. Não podemos, em ciência, ter esse pensamento a respeito de textos. O dito padrão de objetividade foi rompido, em humanas, com os estudos culturais oriundos da Escola de Chicago (Sociologia). Nesse sentido, esses conceitos absolutos foram dissolvidos em ciência e esse mesmo pensamento alinha-se aos estudos textuais. Texto algum é absoluto, rígido e inflexível. Na verdade, as pesquisas científicas em linguística apontam que os textos, especialmente contemporaneamente, são híbridos e mais fluidos do que você possa imaginar, sejam eles formais ou não. Nesse mesmo sentido, é muito complicado falar que um texto, produto da subjetividade humana, é objetivo. Podemos dizer que, de maneira geral, a linguagem deste é mais formal, por exemplo.

Algumas dicas:
Cuidado com construções em títulos de textos acadêmicos como:

“Do tratado de Veneza…” (esse tipo de linguagem, comum em textos jurídicos, deve ser evitada em textos acadêmicos, mesmo na área científica do Direito).

Sugestão de reescrita
O tratado de Veneza…

Não se utiliza ponto final em título. Se pretender segmentar o título em duas seções, utilize dois pontos ou, no máximo, meia-risca. Por exemplo:
Viajar e punir : processos interacionais e discursivos para (des)construção de cidadania(s) na companhia do metropolitano do Distrito Federal

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sexta-feira, 12 de março de 2021

Revisão de Textos

 

Anderson Hander – Revisor de Textos

Meu nome é Anderson Hander. Há mais de dez anos, trabalho como Revisor de Textos. Sou Mestre em Linguística pela Universidade de Brasília (UnB) e Especialista em Revisão de Textos pelo Centro Universitário de Brasília (UNICeub)Revisei, nos últimos anos, mais de 100 mil laudas. Trabalho, especialmente, com Revisão de Textos Acadêmicos e Livros, mas já revisei vários tipos de textos; de cardápios de vinhos a textos de blogue. Primeiramente.

Currículo e experiência Primeiramente

Trabalho há mais de 10 anos na área, prestei serviço para grandes instituições como um escritório da Organização das Nações Unidas no Brasil (ONU), Fundação Cultural Palmares, Ministério do Meio Ambiente e, atualmente, sou revisor oficial de uma Revista Científica em Brasília – Distrito Federal. Tenho mais de doze Atestes de Capacitação Técnica emitidos pelo governo, por instituições privadas e ONGs.

Ofereço dois tipos de Revisão de Texto: Revisão Ortográfica e Gramatical e Revisão Crítica. Além disso, faço conferência de Normas conforme ABNT, APA, Chicago, Vancouver ou Manual solicitado, e também ofereço consultoria para desenvolvimento de Projeto de Mestrado. E trabalho com a Ferramenta Revisão de Texto do Word.

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Telefone: (61) 99801-6596 (Whatsapp) Portanto,

Skype: criteriorevisaotextual Primeiramente,

E-mail: andersonhander@gmail.com ou servicos@criteriorevisao.com.br

Instagram: @criteriorevisao Primeiramente,

Aguardo o seu contato! Em primeiro lugar,

Textos revisados em 2020

A seguir apresento alguns trabalhos que revisei no ano de 2020. Revisei dissertações, artigos, monografias e livros de vários estados brasileiros: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Amazonas, Ceará, Bahia, Sergipe, Espírito Santos. Primeiramente,

Os elementos de cura além dos medicamentos: uma abordagem holística para as causas de doenças crônicas. Manaus – Amazonas. Livro. Revisão Ortográfica e Gramatical. Autor: Joel Sarmento Barros.

Universidade de São Paulo (USP) – Escola Politécnica. Programa de Educação Continuada da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Programa de Pós-Graduação em Big Data – Inteligência em Gestão dos Dados. São Paulo. Revisão Ortográfica e Gramatical e Revisão Crítica. Autor Jeferson Brrasiliano da Silva.

Carlos Cappelini. Sebrae – Santa Catarina e Secretaria de Cultura e Turismo de Nova Trento. Plano de Desenvolvimento Territorial do Turismo de Nova Trento. Revisão Ortográfica e Gramatical. Relatório. Nova Trento – Santa Catarina.

Universidade Federal de Goiás (UFG). No asilo e no orfanato: crianças pobres e doentes de Goiás na primeira metade do século XX. Goiânia – Goiás. Artigo Científico. Revisão Ortográfica e Gramatical. Autor: Rildo Bento.

Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). A contribuição da psicologia para a pedagogia da Escola Nova no Brasil e no Paraná, no período de 1946 a 1961. Curitiba – Paraná. Dissertação de Mestrado. Revisão Ortográfica e Gramatical. Autora: Thais Lira França Adorno. Portanto,

Portanto 

sábado, 11 de abril de 2020

Links úteis sobre Revisão de Textos

Tenho vários artigos escritos sobre o tema Revisão de Textos. Sou Revisor de Textos há mais de 10 anos. Sou mestre em Linguística pela Universidade de Brasília (UnB), Especialista em Revisão de Textos pelo Ceub, e revisei, nos últimos anos, mais de 100 mil laudas.

Também desenvolvi pesquisa na Universidade na área de Revisão de Textos. Tenho bastante propriedade para falar sobre o assunto, sou Sociolinguista e Analista Crítico de Discurso. Revisei textos de vários autores renomados bem como prestei serviço para o governo, e para instituições como a Organização das Nações Unidas (ONU).

Seguem os artigos

Diferentes concepções sobre Revisão de Texto

https://criteriorevisao.com.br/diferentes-concepcoes-sobre-revisao-de-texto/
https://criteriorevisao.com.br/sao-paulo-revisao-de-texto/

Revisão de Textos
https://criteriorevisao.com.br/revisao-de-textos/
https://criteriorevisao.com.br/rio-de-janeiro-revisao-de-texto/

Vale a pena enviar texto para Revisor
https://criteriorevisao.com.br/alem-da-revisao-do-texto/

Revisor de Textos
https://criteriorevisao.com.br/revisor-de-textos/

Revisão de TCC
https://criteriorevisao.com.br/revisao-de-tcc-trabalho-de-conclusao-de-curso/
https://criteriorevisao.com.br/revisao-de-tese-de-doutorado/

Atribuições do Revisor de Textos
https://criteriorevisao.com.br/atribuicoes-do-revisor-de-textos/

Quanto ganha um Revisor de Textos
https://criteriorevisao.com.br/quanto-ganha-um-revisor-de-textos/

Revisão Ortográfica e Gramatical, e Revisão Crítica
https://criteriorevisao.com.br/revisao-ortografica-e-gramatical-e-revisao-critica/

Diferentes Revisores de Textos
https://criteriorevisao.com.br/diferentes-revisores-de-textos/

Revisão de Texto como Processo recursivo
https://criteriorevisao.com.br/revisao-de-texto-como-processo-recursivo/
https://andersonhander.wordpress.com/2013/06/02/brasilia-revisao-de-texto/

Dicas preciosas para Revisão de Textos
https://criteriorevisao.com.br/dicas-preciosas-para-revisao-de-textos/
https://criteriorevisao.com.br/londrina-revisao-de-texto/

Portfólio, Revisão de Texto
https://criteriorevisao.com.br/portfolio-revisao-de-texto/

Estágio de Revisão de Texto no STF
https://criteriorevisao.com.br/estagio-em-revisao-de-texto-no-stf/

Segunda ou terceira Revisão de Textos
https://criteriorevisao.com.br/segunda-ou-terceira-revisao-de-texto/

Revisão de Textos Acadêmicos
https://criteriorevisao.com.br/revisao-de-textos-academicos/
https://criteriorevisao.com.br/revisao-de-texto-em-fortaleza/
https://criteriorevisao.com.br/revisao-de-texto-curitiba/
https://criteriorevisao.com.br/vitoria-%e2%80%92-revisao-de-texto/

Erro de Revisão de Textos
https://criteriorevisao.com.br/erro-de-revisao-de-texto/
https://criteriorevisao.com.br/osasco-revisao-de-texto/

terça-feira, 17 de dezembro de 2019

Como fazer pré-projeto de Mestrado

Por meio do Guia Prático para elaboração de pré-projeto de mestrado, você aprenderá como redigir pré-projeto para ser aprovado em Processo seletivo de Mestrado de universidades federais ou particulares brasileiras. O material trata desde a escolha do tema ao recorte/afunilamento deste. Cada uma das seções do material diz respeito a uma etapa de desenvolvimento de pré-projeto. Também são utilizados exemplos para explicar como recortar o tema e como desenvolver o problema de pesquisa.

Pré-projeto de mestrado

Diferencial

O material é específico para quem pretende ser aprovado em processo seletivo de mestrado. Além desse material, também, desenvolvi um audiocurso para auxiliar futuros mestrandos que querem uma vaga em curso de mestrado de universidades federais brasileiras (Audiocurso em MP3: como passar em processo seletivo de mestrado).

Caso queira adquirir os dois materiais, informe o código de promoção ODNARTSEM ao meu e-mail e você receberá um desconto de 30%.

Obs: presto consultoria, há mais de cinco anos, para auxiliar estudantes a serem aprovados em processo seletivo de mestrado de instituições de todo o território brasileiro.

Quanto custa?

O custo é simbólico: 50,00 reais apenas. O material contém 45 páginas e está segmentado em 7 seções. Veja a lista de títulos e subtítulos do material ao final deste post.

Como adquirir/comprar o material

Efetue o pagamento por meio do Pagseguro (tenho 100% de minhas negociações qualificadas positivamente por meio do site) e receba o e-book em seu e-mail após o pagamento. Você, também, pode solicitar a compra diretamente ao meu e-mail: servicos@criteriorevisao.com.br ou andersonhander@gmail.com (e pode efetuar o pagamento por meio de boleto bancário).

Por que adquirir este material?

Você me ajudará a manter o meu site e me motivará a continuar produzindo materiais de qualidade. Eu trabalho remotamente há vários anos como Revisor de Textos e produzo bastante material para ajudar as pessoas pela internet (a grande maioria material gratuito). Eu tenho mais de 300 artigos escritos por mim em meu próprio site e mais de 100 vídeos em meu canal do Youtube.

Conheça as seções do e-book

1. GUIA PRÁTICO PARA DESENVOLVIMENTO DE PRÉ-PROJETO DE MESTRADO 1.1 IMPLICAÇÕES DO EDITAL PARA O DESENVOLVIMENTO DE PRÉ-PROJETO DE MESTRADO. 1.2 PRÉ-PROJETO, ANTEPROJETO, PROJETO E DISSERTAÇÃO DE MESTRADO 2. ESCOLHA DO TEMA E RECORTE TEMÁTICO. 2.1 A ESCOLHA DO TEMA 2.3 O RECORTE TEMÁTICO 2.4 COMO PENSAR O TEMA E RECORTE TEMÁTICO PARA PESQUISA? 2.5 COMO RECORTAR O TEMA DA PESQUISA E DEIXÁ-LA MAIS CIENTÍFICA? 3. PROBLEMA DE PESQUISA 3.1 COMO PENSAR O PROBLEMA DE PEQUISA COM BASE NO RECORTE TEMÁTICO? 4. DESENVOLVIMENTO DO PRÉ-PROJETO 4.1 INTRODUÇÃO 4.1.1 O que NÃO redigir na introdução 4.2 JUSTIFICATIVA 4.3 REFERENCIAL TEÓRICO 4.3.1 Como escolher os autores e fontes para o desenvolvimento do texto do pré-projeto? 4.3.2 Qual parâmetro utilizar para selecionar um autor? 4.4 METODOLOGIA 4.4.1 ABORDAGEM QUALITATIVA VERSUS QUANTITATIVA 4.4.2 COLETA DE DADOS 4.5 CRONOGRAMA 4.6. REFERÊNCIAS 5. LINGUAGEM DE PRÉ-PROJETO DE PESQUISA E ASPECTOS GRAMATICAIS 6. FORMATAÇÃO DO TEXTO DE PRÉ-PROJETO DE MESTRADO 7. CONCLUSÕES REFERÊNCIAS

Como ser aprovado no Mestrado

Leia o meu post sobre como Passar em Processo seletivo de Mestrado. Clique neste link. 

Curso: Como Passar no Mestrado

Meus(minhas) queridos(as) seguidores(as), finalmente, com muito carinho e dedicação, eu desenvolvi esse curso (Como passar no Mestrado) que vocês tanto solicitaram. O curso busca responder aos vários questionamentos, que tenho recebido por e-mail ao longo dos últimos quatro anos, de candidatos a uma vaga de mestrado em universidades federais brasileiras: USP, UNB, UFMG, UFRJ, UNICAMP, UFMT, UEG, UEL... Também compartilho muito do meu conhecimento como acadêmico e como aspirante a uma vaga de mestrado, em relação ao período de um ano em que me preparei para ser aprovado no processo seletivo de mestrado da UnB (Universidade de Brasília). Como vocês sabem, eu fui reprovado na primeira tentativa, mas não me faltou determinação para driblar todos os desafios e percorrer o meu sonho, mesmo trabalhando e atuando como Revisor de Texto, consegui ser aprovado em sétimo lugar no mestrado do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UnB, área de concentração: texto, discurso e sociedade.
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Custo do investimento: 120,00 reais

Você pode parcelar o curso em até 18 vezes.

ATENÇÃO: o curso será enviado para o seu e-mail (o arquivo contém 274 MB) durante o horário comercial, após confirmação de pagamento.

* LEIA A DESCRIÇÃO DO CURSO, A SEGUIR, ANTES DE COMPRÁ-LO.

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Em relação à trajetória individual de meus(minhas) seguidores(as), prestei consultoria para pessoas que tinham dificuldade em se organizar, dificuldade em desenvolver o pré-projeto, falta de motivação... pessoas apreensivas em relação à idade delas, conversei com senhoras de mais de 60 anos que pretendiam pleitear uma vaga em um Programa de Pós-graduação de instituição federal, enfim, os mais diversos perfis. Com base nesses perfis, eu decidi fazer este curso em formato MP3, para que você, especialmente você que não tem muito tempo, possa refletir sobre cada uma das etapas, desde a leitura do edital até o dia da entrevista. O curso está dividido em várias seções e, acredito, será um ótimo investimento tanto para o processo seletivo em si quanto para a sua vida acadêmica.
O curso é destinado àqueles que desejam ser aprovados em processo seletivo de mestrado (especialmente de universidade federal brasileira). Está segmentado em 15 seções em que exponho a minha experiência nesse processo, bem como respondo aos questionamentos de todos os meus leitores que, durante três anos, têm enviado vários questionamentos em meus sites relativos ao processo seletivo de mestrado.
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O CURSO ESTÁ SEGMENTADO NAS SEGUINTES SEÇÕES:

1. Edital. 2. Bagagem acadêmica. 3. O que dizer para a banca examinadora? 4. O perfil do cientista. 5. Dicas de estudo e organização do cronograma de seu pré-projeto. 6. Prova discursiva. 7. Prova de Língua Estrangeira. 8. Metodologia: algumas reflexões. 9. Quem passa? 10. E se eu for aprovado? 11. Motivação. 12. Como elaborar pré-projeto 1 (dicas)? 13. Como elaborar pré-projeto 2 (dicas)? 14. Como elaborar pré-projeto 3 (dicas)? 15. Reflexões finais.
Alguns questionamentos que busco responder nos áudios: Por que fazer mestrado? Estou preparado para entrar no mestrado? Será possível conciliar trabalho e estudo? Quais desafios encontrarei durante o mestrado? O mestrado poderá mudar a minha vida?  Como interpretar o edital e como orientar-me em relação ao meu recorte temático com base no edital?  Como poderia ser um bom currículo? Como eu ainda posso melhorar o meu currículo? Como me apropriar de minhas experiências acadêmicas para convencer a banca sobre a minha capacidade no dia da entrevista? O que devo dizer (e não dizer) para a banca examinadora? Como devo estudar? Como gerir o meu tempo para me dedicar ao mestrado? Como me organizar para estudar? Como desenvolver o cronograma de meu pré-projeto (se o edital solicitar)? Qual será a abordagem de minha pesquisa? Que tipo de pesquisa desenvolverei? A minha pesquisa está articulada à linha de pesquisa à qual pretendo aplicar? O que é o pré-projeto? Quais as características desse gênero textual?
Obs: curso em formato MP3, cada áudio tem duração de 10 a 22 minutos.